top of page

Os BARRETO, do Cadaval e de Rio Maior

Senhores da Quinta do Paço de Tronches,
Foreiros da Comenda de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, da Ordem de S. Bento de Avis

                                                    

 

 

                                         

§ 3.º

IV      JOÃO FERREIRA BARRETO

Filho de João Ferreira Barreto e de Maria da Silva Pereira (vid. § 1.º, nº III).

Nasceu no lugar da Vermelha, Cadaval, e foi baptizado na Igreja de S. Simão da Vermelha, Cadaval, a 17.9.1635. Foi padrinho Sebastião Pereira, morador na Vermelha. Faleceu no Cadaval a 29.7.1704 e foi sepultado na Ermida da Quinta do Paço de Tronches, amortalhado no hábito de S. Francisco. Fez testamento.

Senhor da Quinta do Paço de Tronches. Foreiro da Comenda de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior, da Ordem de S. Bento de Avis, com um moinho de três pedras e terras na Ribeira de Rio Maior, um casal na Panasqueira e um pisão no lugar de Abuxanas.

Casou 1.a vez com Francisca Rebelo, instituidora do Vínculo da Capela de N.a S.a da Saúde da Quinta do Paço de Tronches. Foi madrinha por diversas vezes na Vermelha, Cadaval.

Residentes na Quinta do Paço de Tronches, Vermelha, Cadaval.

Casou 2.a vez com Jerónima Ferreira.

Residentes em Rio Maior.

Casou 3.a vez na Ermida do Espírito Santo de A-dos-Ruivos, freguesia do Carvalhal, Bombarral, a 1.2.1690, com Dona Maria de Lafetá, filha de João de Lafetá e de Dona Maria Antónia. Foram testemunhas João Vieira, João da Fonseca e António das Neves, moradores no lugar de A-dos-Ruivos.

Residentes na Quinta do Paço de Tronches, Vermelha, Cadaval.

 

Filhas do 2.o casamento:

1 (V) Antónia Ferreira Cardoso, que segue.

2 (V) Joana Barreta Cardosa, que segue no § 4.º

Filhas do 3.o casamento:

3 (V) Dona Margarida de Lafetá Barreto

Faleceu em Cadaval a 27.8.1707 e foi sepultada na Ermida da Quinta do Paço de Tronches, amortalhada com o hábito de S. Francisco. Não fez testamento.

4 (V) Dona Mónica Teresa de Lafetá Barreto

Baptizada na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval. Faleceu na vila de Pederneira (Nazaré), a 5.11.1746.

Casou na Igreja de S. Simão da Vermelha, Cadaval, a 24.6.1708, com o Capitão António de Sousa Tavares, Escrivão da Câmara Municipal da vila de Pederneira, filho do Capitão Marcos Tavares de Sousa, Escrivão da Câmara Municipal da vila de Pederneira, e de Dona Maria Eugénia. Foi testemunha o Dr. Fernão de Abreu e Faria, morador na vila do Cadaval, que recebeu os contraentes com licença do Padre João Martins, que assistiu.

Residentes no lugar da Vermelha, Cadaval, e na vila de Pederneira (Nazaré).

Filhos:

1 (VI) Teresa

Baptizada na Igreja de S. Simão da Vermelha, Cadaval, a 2.6.1709. Foram padrinhos o Capitão João Cosme e António Gomes Cosme, moradores na vila do Cadaval. S.m.n.

2 (VI) Maria

Baptizada na Igreja de S. Simão da Vermelha, Cadaval, a 9.8.1711. Foram padrinhos o Capitão João de Abreu Fortes, morador na sua Quinta do Tojal, freguesia do lugar do Coto, e o Capitão João Cosme, morador na vila do Cadaval. S.m.n.

3 (VI) Rosa

Baptizada na Igreja de S. Simão da Vermelha, Cadaval, a 4.3.1714. Foram padrinhos o Capitão António Gomes Cosme e sua filha Catarina Pacheca, moradores na vila do Cadaval. S.m.n.

4 (VI) Josefa

Nasceu no lugar da Vermelha, Cadaval, a 26.10.1716, e foi baptizada na Igreja de S. Simão da Vermelha, Cadaval, a 14.11.1716. Foram padrinhos Nuno de Faria Pimentel, morador no lugar da Vermelha e D. Josefa, filha do Capitão António Gomes Cosme, moradora na vila do Cadaval. Faleceu em Vermelha, Cadaval, antes de 8.11.1717.

5 (VI) Josefa Joaquina de Lafetá e Sousa

Nasceu no lugar da Vermelha, Cadaval, a 8.11.1717, e foi baptizada na Igreja de S. Simão da Vermelha, Cadaval, a 13.12.1717. Foi padrinho o Capitão João de Abreu Fortes, morador na sua Quinta do Tojal, por procuração concedida a Nuno de Faria Pimentel, morador no lugar da Vermelha, e madrinha D. Josefa Maria de Abreu, por procuração concedida a seu cunhado o Dr. Inácio Tavares de Azevedo, morador na vila do Cadaval. S.m.n.

6 (VI) Flávia Feliciana de Lafetá e Sousa

Foi madrinha na vila da Pederneira, com o seu irmão José Caetano de Lafetá e Sousa. S.m.n.

7 (VI) Governador José Caetano de Lafetá e Sousa

Nasceu na vila de Pederneira (Nazaré), a 11.10.1720, e foi baptizado na Igreja de N.a S.a das Areias de Pederneira (Nazaré), a 28.10.1720. Foi padrinho o Padre António de Caria, Reitor da Ermida de Nossa Senhora da Nazaré, e Dona Josefa Maria de Abreu, filha de António Gomes Cosme, da vila do Cadaval. Faleceu na vila de Pederneira, Nazaré, a 30.10.1806. Sepultado na Igreja de N.a S.a das Areias de Pederneira (Nazaré).

A 5.6.1780 foi nomeado para o ofício de Escrivão da Câmara e Almotaçaria da Vila de Pederneira, por mercê da Rainha D.a Maria I, sucedendo no ofício a seu pai e a seu avô.

Foi Governador da Fortaleza de S. Miguel da Nazaré.

Foreiro da Comenda de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior, da Ordem de S. Bento de Avis, e proprietário de uma das parcelas em que foi dividida a Quinta do Paço de Tronches, por herança da mãe.

Filha natural:

1 (VII) Dona Maria Cândida de Lafetá e Sousa

Filha natural de José Caetano de Lafetá e Sousa e de Teresa Correia. Faleceu solteira na vila de Pederneira, Nazaré, a 16.1.1810 e foi sepultada na Igreja de N.a S.a das Areias de Pederneira.

V       ANTÓNIA FERREIRA CARDOSO

Nasceu em Rio Maior e foi baptizada na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior. Faleceu na vila do Cadaval a 19.5.1730. Foi sepultada na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval, defronte da porta da pia baptismal, amortalhada com o hábito de S. Francisco.

 

Casou na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval, a 7.9.1702, com Francisco Tavares Seabra, nascido em Tagarro, Alcoentre, filho do Capitão Manuel Rebelo Seabra e de Antónia Teixeira. Foram testemunhas o Capitão João Cosme e o Sargento-mor António Gomes Cosme.

Filho:

1 (VI) Belchior Isidoro Barreto, que segue.

VI       BELCHIOR ISIDORO BARRETO

Nasceu na vila do Cadaval a 4.4.1703, dia de Santo Isidoro, e foi baptizado na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval. Faleceu em Arraial da Tijuca (Diamantina), Serro Frio, Minas Gerais, Brasil, a 11.1.1765. Fez testamento.

Profissão: Intendente dos Diamantes em Arraial da Tijuca (Diamantina) e Goiás, Minas Gerais, Brasil.

Senhor da Quinta do Paço de Tronches.

Casou na Igreja de S. Bartolomeu (Beato), em Lisboa, com Mariana Inácia, nascida em Setúbal, filha de João Gomes e de Maria Josefa.

 

Filha:

1 (VII) Ana Joaquina Barreto

Baptizada na Igreja de S. Bartolomeu (Beato). Faleceu em Tagarro, Alcoentre, Azambuja, a 25.11.1752, e foi sepultada na Capela do lugar de Tagarro. Não fez testamento.

Casou na Capela do lugar de Tagarro, Alcoentre, Azambuja, a 30.1.1751, com Henrique Rebelo Seabra, falecido em Tagarro, Alcoentre, Azambuja, a 5.11.1766, filho de Manuel Carvalho Botelho e de Adriana Rebela Seabra.

Filha:

1 (VIII) Dona Maria Joaquina Rebelo Seabra

Nasceu na freguesia de S. Tomé de Lamas, Cadaval, a 2.10.1751, e foi baptizada na Igreja de S. Tomé de Lamas, Cadaval, a 16.11.1751. Foram padrinhos o Dr. Luís Tavares e Dona Belinda Josefa, moradores na Quinta de Montejunto. Faleceu na vila do Cadaval a 9.1.1830. Sepultada na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval.

Casou na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval, a 23.9.1772, com o Capitão José Florêncio de Barros, filho de Manuel Velho de Barros Lima e de Dona Rosa M. De Sousa. Foram testemunhas o Ilustríssimo e Excelentíssimo Sr. João Correia de Sá e José da Silveira, moradores na cidade de Lisboa, freguesia de Santos-o-Velho.

Proprietária de uma das parcelas em que foi dividida a Quinta do Paço de Tronches, por herança do avô materno.

Filhos:

1 (IX) Ana

Nasceu na vila do Cadaval a 21.8.1775, e foi baptizada na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval a 2.9.1775. Foram padrinhos o Sr. Francisco de Albuquerque e a Exma. Sra. D. Maria Teresa Lencastre, moradores na vila do Cadaval. S.m.n.

2 (IX) Abade João Florêncio Rebelo de Seabra

Nasceu na vila do Cadaval e foi baptizado na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval a 7.12.1778. Foram padrinhos o Exmo. Sr. João Correia de Sá e a Exma. Sra. D. Inês Teresa de Albuquerque, que passaram procuração ao Capitão Sebastião Vieira de Matos e ao Reverendo Padre Manuel Leal de Azevedo. Faleceu na vila do Cadaval a 18.3.1829 e foi sepultado na Igreja de N.a S.a da Conceição do Cadaval.

Foi Abade da Igreja de S. Tiago de Infesta, Paredes de Coura.

bottom of page