HISTÓRIA DO COUTO MINEIRO DO ESPADANAL . EXPOSIÇÃO

Integrada no programa das Comemorações do Centenário da Mina do Espadanal (1916-2016), a exposição "História do Couto Mineiro do Espadanal" foi inaugurada no dia 23 de Julho de 2016 e esteve patente ao público na Galeria dos Paços do Concelho de Rio Maior até ao dia 30 de Setembro, com uma significativa adesão dos Riomaiorenses.

 

Organizada pela EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, esta exposição, concebida pelo Presidente da Direcção daquela colectividade, Nuno Rocha, contou com o patrocínio exclusivo da Sibelco Portuguesa Lda., e com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior, da Junta de Freguesia de Rio Maior, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e da Direcção Geral de Geologia e Energia (DGEG).

Entre outros objectos relacionados com a actividade mineira, foi apresentada uma síntese da história dos 53 anos de actividade das minas do Espadanal, em oito painéis cronológicos e temáticos, nos quais é descrita a evolução técnica da exploração mineira e são analisadas as condições laborais, de assistência social e de habitação disponibilizadas aos antigos operários, bem como a importância da comunidade mineira para transformação socio-cultural da vila de Rio Maior.

O Riomaiorense reproduz nesta edição os painéis cronológicos e temáticos da exposição "História do Couto Mineiro do Espadanal".

Director e Proprietário: Nuno Alexandre Dias Rocha, 2015-2018. © Todos os direitos reservados.                                                                                             Distribuição gratuita

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus