João Pascoal . Nota Biográfica

 

 

                                        

                                         Por Francisco Pascoal

 

 

 

 

João de Almeida Pascoal, nasceu em Rio Maior no dia 16 de Abril de 1945 e faleceu em Caxias a 6 de Agosto de 2012, com 67 anos. Viveu toda a sua vida em Rio Maior, onde deu contribuições ativas para o desenvolvimento do concelho de Rio Maior.

Com efeito, João Pascoal foi um empresário e um empreendedor durante a maior parte da sua vida, em Rio Maior, tendo estado associado principalmente ao mercado dos materiais de construção. Contudo, além desta componente empresarial, assumiu uma postura ativista para com o concelho, tendo estado envolvido em diversos projetos que ajudaram ao crescimento de Rio Maior, entre os quais destaco a direção das 6.a e 7.a edições do jornal O Riomaiorense.

 

Para além destas atividades, é importante referir que construiu o jornal A Tribuna que, apesar de ter poucas edições, não deixou de ter o seu papel na dinamização do concelho. Mais tarde, já na década de 2000, enquanto presidiário no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, esteve envolvido na edição do jornal Novo Horizonte, desse mesmo Estabelecimento Prisional.

 

Por outro lado, dinamizou atividades relacionadas com a proteção do Rio Maior. Também é de referir o envolvimento ativo na política regional e ainda na União Desportiva de Rio Maior, na década de oitenta.

 

Assim, João Pascoal, Diretor das 6.a e 7.a séries do jornal O Riomaiorense pode ser considerada uma pessoa que teve uma postura pró-ativa na região de Rio Maior e que percebeu o valor e papel dos jornais locais no desenvolvimento regional.

 

Francisco Pascoal

14 de Dezembro de 2017

 

Figura 1 - João de Almeida Pascoal. Década de 90. © Colecção Francisco Pascoal.

Director e Proprietário: Nuno Alexandre Dias Rocha, 2015-2018. © Todos os direitos reservados.                                                                                             Distribuição gratuita

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus