(Noticiário Associativo)

Jornadas Europeias do Património 2017

                                                    

 

 

EICEL1920 assinou protocolo de colaboração com a Cooperativa Terra Chã

                                         

​​​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, e a Cooperativa Terra Chã organizaram, no dia 23 de Setembro, uma visita guiada ao património mineiro e geológico do concelho de Rio Maior, integrada no programa oficial das Jornadas Europeias do Património de 2017, dedicadas ao tema: Património e Natureza.

 

O programa do evento, que contou com a participação de dezenas de interessados, teve início com uma visita guiada ao antigo complexo mineiro do Espadanal. Os antigos mineiros e sócios da EICEL1920, Marcelino Machado e João Palminha, descreveram aos presentes o funcionamento das instalações e as condições de trabalho na mina. No interior da antiga secção de trituração da fábrica de briquetes foi apresentado pelo Vice-Presidente da Direcção da EICEL1920, António Moreira, o trabalho em desenvolvimento para o restauro faseado do edifício e futura instalação de um museu mineiro, sob a coordenação do Presidente da Direcção, Nuno Rocha.

 

A visita contou com a presença, em representação da Câmara Municipal de Rio Maior, do Vice-Presidente cessante, Carlos Frazão, e da Vereadora da Cultura, Ana Figueiredo.

 

Seguiu-se um percurso pedestre, com início em Chãos, e visita guiada à Gruta das Alcobertas, com o acompanhamento de António Frazão, dirigente da Cooperativa Terra Chã, que guiou os presentes através dos diferentes "salões" da gruta, explicando a formação deste monumento geológico.

 

Ao final da tarde teve lugar, no Centro Cultural de Chãos, a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a EICEL1920 e a Cooperativa Terra Chã, para a criação de um roteiro de pontos de interesse geológico e mineiro do concelho de Rio Maior, a inscrever no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. As colectividades foram representadas por António Moreira, Vice-Presidente da Direcção da EICEL1920, e Júlio Ricardo, Presidente da Direcção da Cooperativa Terra Chã.

 

O Protocolo de Colaboração assinado tem por base o reconhecimento, pelas duas entidades, do potencial de criação de uma estratégia de valorização territorial assente no património geológico e mineiro do concelho de Rio Maior enquanto produto turístico apetecível pela sua diversidade paisagística, valor histórico e científico, acessibilidade e posicionamento geográfico, abrindo perspectivas à exploração de vertentes complementares de turismo geomineiro, turismo cultural e turismo de natureza.

Figura 1 - Visita guiada ao complexo mineiro do Espadanal, durante as Jornadas Europeias do Património, 23 de Setembro de 2017.

© Mariana Ribeiro, Arquivo EICEL1920

Figura 2 - Visita guiada ao complexo mineiro do Espadanal, durante as Jornadas Europeias do Património. Antiga secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, 23 de Setembro de 2017. © António Vieira, Arquivo EICEL1920

Figura 3 - Visita guiada à Gruta das Alcobertas, durante as Jornadas Europeias do Património, 23 de Setembro de 2017.

© António Moreira, Arquivo EICEL1920

Director e Proprietário: Nuno Alexandre Dias Rocha, 2015-2018. © Todos os direitos reservados.                                                                                             Distribuição gratuita

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus