Prof. Amilcar Andrade (1917-1983)

 

 

                                         Por Rui Manuel Fernandes de Andrade

                                         Jurista

 

 

 

 

Amilcar Andrade, de seu nome completo Amilcar de Oliveira da Conceição Andrade, nasceu em Ponte de Sor, em 7 de Janeiro de 1917, tendo falecido em Rio Maior em 30 de Dezembro de 1983.

Viveu a sua infância em Ponte de Sor, onde frequentou a instrução primária, tendo seguidamente frequentado o Liceu de Portalegre, onde concluíu o Curso Geral dos Liceus, tendo sido aluno do famoso poeta e escritor José Régio. Tirou o curso do Magistério na Escola do Magistério Primário de Coimbra.

Posteriormente exerceu o professorado em diversas localidades do distrito de Santarém, tendo em 1 de Outubro de 1944 sido colocado em Rio Maior, onde exerceu durante várias décadas.

Aqui exerceu também as funções de Delegado Escolar do concelho de Rio Maior onde, com outros professores, fundou a Cantina Escolar de Rio Maior para apoio aos alunos mais carenciados, que passou a dispor de edifício próprio inaugurado em 5 de Maio de 1957 (figura 2).

Foi, nos anos quarenta do século passado, Presidente da Direcção do Clube de Futebol "Os Mineiros", que esteve então na II Divisão.

Mais tarde veio a ser Presidente da Assembleia Geral do União Desportiva de Rio Maior, colectividade que foi a sucessora do extinto clube de futebol "Os Mineiros".

Não tendo publicado nenhum livro, colaborou contudo em diversos jornais e revistas, nomeadamente em jornais de Rio Maior - o Riomaiorense e outros.

No âmbito do Cine-Clube de Rio Maior, fundado em Julho de 1952, o primeiro depois das cidades de Porto, Lisboa e Coimbra, proferiu, nas décadas de cinquenta e sessenta do século passado, muitas das conferências que antecediam a projecção dos filmes nas sessões mensais do cine-clube.

Viveu nos anos de 1967 a 1975 em Moçambique, na província da Zambézia, na cidade de Mocuba, onde exerceu o professorado e desenvolveu alguma acção cultural, tendo proferido uma palestra na Câmara Municipal daquela cidade, por ocasião do dia 10 de Junho - dia de Portugal - , sobre Luís de Camões, tendo aquela autarquia editado uma brochura com a referida palestra.

Regressado a Portugal, voltou a Rio Maior, terra que adoptou como sua, tendo novamente exercido o professorado e as funções de Delegado Escolar até à sua aposentação.

Por ocasião do feriado municipal - 6 de Novembro - do ano de 1993, foi homenageado postumamente na sessão solene dos Paços do Concelho e em cerimónia que se seguiu, nesse mesmo dia, foi descerrada uma lápide numa das ruas da cidade com a inscrição:

Rua Professor Amilcar Andrade

Notável Pedagogo

 

 

Rui Andrade

Rio Maior, Setembro de 2017

 

Figura 1 - O Professor Amilcar Andrade (à direita) na companhia da esposa e do filho, Rui Andrade. Década de 70. © Colecção Rui Andrade.

Figura 2 - A antiga Cantina Escolar de Rio Maior. Rua Professor Manuel José Ferreira.

© Nuno Rocha, 2005.

Director e Proprietário: Nuno Alexandre Dias Rocha, 2015-2018. © Todos os direitos reservados.                                                                                             Distribuição gratuita

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus