Relembrar Fernando Casimiro

                                                    

 

 

Por Eduardo Casimiro de Deus Pereira da Silva

                                            

 

 

Fernando Casimiro Pereira da Silva, nasceu em Rio Maior, no dia 24 de Agosto de 1910, filho de Eduardo Casimiro da Silva e de Beatriz do Carmo Pereira.

 

Frequentou a Escola de Instrução Primária e, em 1924, matriculou-se na Escola Comercial Municipal de Rio Maior, concluindo o Curso Comercial, no ano lectivo de 1927-28.

 

A Escola Comercial Municipal de Rio Maior abriu em 1925, conforme comunicação da Inspecção Escolar de Santarém à Comissão Executiva da Câmara Municipal, contendo o despacho vindo do Ministro a autorizar o funcionamento  do Curso Comercial.  Inscreveram-se treze alunos  (acta da sessão de 3 de Agosto de 1925) e Fernando Casimiro foi um dos primeiros alunos. 

 

Foi aluno no Liceu Sá da Bandeira, em Santarém, tendo terminado o Curso Complementar de Letras. Mais tarde, ingressou na Escola do Magistério Primário de Lisboa, onde concluiu o Curso do Magistério Primário.

 

O falecimento do pai, em 1930, originou o regresso à terra natal a pedido de sua mãe, passando a assumir a gestão do seu património e do estabelecimento comercial  “Os Casimiros”, firma fundada em 1855, com os tios João Casimiro da Silva e José Casimiro da Silva.

 

Recordar a memória de personalidades que contribuíram para engrandecer uma localidade, um concelho ou uma região é de toda a justiça.

 

Mas evocar hoje, o contributo de Fernando Casimiro em prol da sua terra natal é tarefa difícil, pois foi uma figura que marcou várias gerações de riomaiorenses como professor, político, jornalista, dirigente associativo e comerciante.

 

A sua importante intervenção no seio da comunidade riomaiorense é reconhecida por todos, especialmente a partir do momento em que se tornou professor na Escola Comercial Municipal de Rio Maior onde, mais tarde, ocupou o lugar de professor-secretário. Após a morte do fundador da Escola, Dr. Augusto César da Silva Ferreira, o professor Fernando Casimiro assumiu a direcção daquele estabelecimento, demonstrando grande dinamismo na continuação da Escola. Criou também a biblioteca escolar, mais tarde biblioteca municipal, e foi membro da comissão dinamizadora para a criação da Escola Preparatória de Latino Coelho.

Foi Presidente da Casa do Povo de Rio Maior, do Grémio do Comércio de Rio Maior e de várias colectividades de cultura e desporto, desenvolvendo uma acção de muito  mérito como presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.

 

Pertenceu à Vereação da Câmara Municipal aquando da comemoração do 1º centenário da criação do concelho de Rio Maior.

 

Foi fundador de vários jornais locais, como o “Jornal de Rio Maior”(1931) e “Concelho de Rio Maior” (1936) e colaborador assíduo da imprensa regional, deixando vários trabalhos de pesquisa da história do concelho.

 

Prestigiado comerciante em Rio Maior, deixou a recordação de uma atitude compreensiva na concretização de projectos de apoio às classes mais desfavorecidas, de modo a permitir a muita gente à concretização de possuir uma casa própria.

 

Em 1977, por proposta da comissão de gestão da Escola dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico de Rio Maior e com a concordância da Câmara Municipal de Rio Maior, a Escola passou a denominar-se Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Fernando Casimiro Pereira da Silva.

 

Integrado nas comemorações do Feriado Municipal, em 7 de Novembro de 2016, a Câmara Municipal de Rio Maior descerrou um busto de Fernando Casimiro Pereira da Silva, na Praça do Comércio, justa homenagem a UM HOMEM SOLIDÁRIO e que ficará a recordar às gerações vindouras o exemplo admirável da vida de Fernando Casimiro.


Eduardo Casimiro Pereira da Silva

 

(continua na página seguinte)

 

Figura 1 - Fernando Casimiro Pereira da Silva. © Colecção Eduardo Casimiro de Deus Pereira da Silva.

Director e Proprietário: Nuno Alexandre Dias Rocha, 2015-2019. © Todos os direitos reservados.                                                                                             Distribuição gratuita

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus