top of page

Armando dos Santos Gomes Pulquério (1917-1983) (4)

 

 

                                     

 

Em 1973, após oito anos dedicados ao Jornal do Oeste, Armando Pulquério decide transmitir o periódico a uma nova equipa dirigida pelo Padre Armando Delgado Marques. Mantém, no entanto, a propriedade do título “O Riomaiorense” com a intenção de dar-lhe nova vida.

 

Na sequência da suspensão do Jornal do Oeste, em 1975, Armando Pulquério pretende “ressuscitar o velho “o Riomaiorense” e entregá-lo à juventude da nossa terra para continuar a sua missão de grande interesse regional” (13). Após consulta a antigos colaboradores e amigos, a escolha recai sobre dois jovens riomaiorenses: João de Almeida Pascoal e Silvino Manuel Gomes Sequeira, aos quais reconhece dinamismo e capacidade para honrarem as tradições do jornal.

O primeiro número da quinta série do Riomaiorense é publicado no dia 16 de Dezembro de 1976, sob a direcção de Silvino Sequeira. Armando Pulquério mantém-se como proprietário até ao número 6, de 20 de Janeiro de 1977.

Será um dos mais assíduos colaboradores desta série, publicando artigos sempre dedicados ao desenvolvimento de Rio Maior. Sugere melhoramentos urbanos, defende a construção de um novo hospital, toma partido em defesa da instalação de uma central termoeléctrica que viabilizasse a exploração da Mina do Espadanal, em coerência com o que sempre havia defendido como director do Jornal do Oeste, interessa-se pelo passado remoto da região onde hoje se encontra o concelho de Rio Maior, defendendo a criação de um Museu Arqueológico Regional.

 

Prosador fluente, o seu legado fundamental reúne-se em milhares de páginas dedicadas a Rio Maior ao longo de três décadas. Armando Pulquério partiu, com apenas sessenta e seis anos de idade, no dia 7 de Dezembro de 1983.

Nuno Rocha.

Figura 5 - Armando Pulquério presente na tiragem do primeiro número da quinta série. Oficinas da tipografia F. M. A & Novais Limitada, Dezembro de 1976.  © Colecção Francisco Pascoal.

Figura 6 - Quinta Série do jornal O Riomaiorense (1976-1979). Arquivo Digital.

(13)

PULQUÉRIO, Armando – “Eis aqui o testemunho – o Riomaiorense”. In O Riomaiorense (5a. Série), n.o 1. Rio Maior, 16 de Dezembro de 1976, pág. 1.

bottom of page