Museu Mineiro de S. Pedro da Cova. 500 milhões de anos de história (3)

 

 

                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todo o esforço realizado pela Junta de Freguesia, pela equipa do Museu Mineiro, pela Liga de Amigos do Museu Mineiro e outros voluntários, tornou possível reavivar e afirmar entre a população local a história mineira, voltando esta a sentir orgulho na sua identidade. Este último caso pode ser verificado através da crescente procura de informações sobre familiares mineiros junto do Museu. Este é assim, mais um serviço público que o Museu presta. A partir do arquivo recolhido pelo CRM nos anos 70 do século XX, e que hoje continua depositado no Museu Mineiro, é possível disponibilizar aos familiares de mineiros: fotografias e cadastro, onde se encontram informações como a profissão, anos de trabalho, salário, doenças profissionais…

Temos registado, nos últimos anos, uma crescente procura de visitantes oriundos de outros pontos do concelho de Gondomar, mas também da restante Área Metropolitana do Porto. Isto traduz-se depois nos seguintes números: no ano de 2012, registou-se a visita de 4 500 pessoas, nos dois anos seguintes de 5 000/ano. Em 2015 houve um aumento significativo de visitantes, atingindo os 7 700. Este ano contamos, até ao presente momento (9), com 5 000 visitantes.

Para o futuro novos objetivos. Exemplo disso é o restauro (10) da Zorra (11); a criação de uma biblioteca sobre geologia, minas e história local; nova atualização do percurso museológico; e defesa de restante património mineiro edificado na freguesia, como o por exemplo o Cavalete do Poço de São Vicente (12), monumento classificado.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Catálogo de exposição:

Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Museu Mineiro de São Pedro da Cova. “CRM – Centro Revolucionário Mineiro”. São Pedro da Cova: maio 2015.

Entrevistas:

FONSECA, Rui. Entrevista concedida a Ana Paula Correia; Daniel Vieira; Micaela Santos. São Pedro da Cova, 21 de janeiro de 2015.

Legislação ou normas:

Portaria nº. 221/2010 de 19 de março. Diário da República nº 55 – 2ª. Série. Ministério da Cultura. Lisboa.

Periódicos:

“O Diálogo. Jornal de São Pedro da Cova”. São Pedro da Cova: Serafim Gesta, 1975-1977.

“O Mineiro. Boletim da Junta de Freguesia”. São Pedro da Cova: Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, 1983-?.

Publicação de um organismo colectivo:

Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. (1986). Acordo entre partes: Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Coa e Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. São Pedro da Cova.

Figura 9 - Serviço educativo: Regresso ao Passado. © Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

(9)

23 de Julho de 2016.

Figura 10 - Serviço educativo: exploração da exposição de fósseis de Firmino Jesus.

© Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

Figura 8 - Serviço educativo: Percurso Pedestre pelo Património Mineiro. © Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

(10)

A finalizar até Novembro de 2016.

(11)

Carro elétrico utilizado no transporte de carvão desde as Minas de Carvão de São Pedro da Cova até à Estação Termoelétrica de Massarelos (actualmente Museu do Carro Elétrico do Porto).

(12)

Estrutura construída durante a década de 30 do século 20 para apoiar a “jaula” - elevador que realizava o transporte de berlinas e pessoal.

MIP – Monumento de Interesse Público. Portaria 221.2010

Director e Proprietário: Nuno Alexandre Dias Rocha, 2015-2018. © Todos os direitos reservados.                                                                                             Distribuição gratuita

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus