top of page

Alexandre Laureano Santos

Algumas notas biográficas relativas a Rio Maior (3)

                                                    

 

 

                                            

 

 

No último andar de sua casa em Rio Maior criou um laboratório de revelação de fotografias de onde saíram magníficos exemplares. Esta atividade por largos anos o entusiasmou. Contagiou vários discípulos entre os quais se distinguiram António Feliciano Júnior e Fernando Cova Gonçalves. Fez vários filmes em formatos reduzidos e colaborou ativamente no Cineclube de Rio Maior dinamizado por Fernando Duarte. Colaborou na organização de concursos de fotografia e de filmes de amadores. Na sua propriedade Quinta das Bastidas foram filmadas com a sua colaboração ativa várias sequências do filme realizado em Rio Maior “As Pupilas do Sr. Prior”, da autoria de Feliciano Júnior e Fernando Duarte, com atores de Rio Maior. Laureano Santos comunicou aos seus filhos o gosto pelas artes das imagens, tendo um deles sido realizador de vários programas regulares de televisão de âmbito nacional na RTP e outro presidente de um cineclube de Lisboa tendo participado em concursos de filmes de amadores.

Alexandre Laureano Santos tinha um gosto particular pela natureza. Cultivou a apicultura, percorrendo as serras à procura dos enxames, chegando a ter nas Bastidas várias dezenas de colmeias e o equipamento adequado para as tratar e para a extração do mel e da cera. Passava horas seguidas a tratar das colmeias. Desenhou e construiu uma chocadeira elétrica onde criou galinhas, patos, gansos, perus e pavões que cresceram na Quinta das Bastidas. Tinha um gosto particular em mostrar aos seus amigos os resultados das suas atividades que eram estranhas para a maior parte dos que com ele privavam.

 

Dominava a História de Portugal e a Literatura Portuguesa tendo mantido o culto por estas matérias que iniciara na sua preparação académica; citava nas suas aulas episódios pitorescos da História de Portugal, colocando as referências nos contextos adequados de modo a dar mais brilho às suas alusões. Conhecia profundamente a obra de Alexandre Herculano, autor por quem tinha uma estima particular. Citava de cor páginas inteiras de Eça de Queiroz, de Camilo Castelo Branco e de Aquilino Ribeiro.

 

No início da década de 50 criou uma biblioteca no edifício da Escola Comercial, tendo conseguido reunir as verbas necessárias, desenhado os móveis, conseguido os livros e as revistas. Passava então largas horas por dia na organização da biblioteca. Tinha os livros catalogados em ficheiros manuais, por temas, por autores e por títulos que organizou cuidadosamente. Doou à biblioteca a maior parte dos livros que adquirira e que constituíam vários milhares de exemplares dedicados aos clássicos da literatura portuguesa, espanhola, francesa e americana. Facultou igualmente numerosas obras de autores contemporâneos. Tinha a preocupação da existência na biblioteca de livros destinados a todos os tipos de leitores. Recordo a presença dos livros de banda desenhada quando este tipo de literatura não tinha o estatuto que posteriormente adquiriu.

 

Foi exercer a advocacia para Lisboa no final da década de 50, tendo transferido a sua residência nesse período, sobretudo impelido pelo acompanhamento e orientação dos seus filhos nas universidades. Mantinha, no entanto, a sua ligação a Rio Maior onde passava muitos fins de semana e onde conservou por algum tempo o seu escritório de advocacia.

Alexandre Laureano Santos teve uma morte súbita em Lisboa no dia 26 de dezembro de 1976, tendo sido sepultado no jazigo de sua família em Rio Maior.

 

Alexandre José Calisto Laureano Santos

 

(continua na página seguinte)

 

Digitalização 37.jpg

Figura 4 - Plano do filme "As Pupilas do Sr. Prior", na Quinta das Bastidas. In DUARTE, Fernando - Pequena História do Cine-Clube de Rio Maior. Santarém: VII Festival Internacional de Cinema de Santarém, 1977, pág. 33.

Antigas instalações da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos. © Nuno Rocha, 1998. Arquivo O Riomaiorense.
Antigas instalações da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos. © Nuno Rocha, 1998. Arquivo O Riomaiorense.

Figuras 5 e 6 - Antigas instalações da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos. © Nuno Rocha, 1998. Arquivo O Riomaiorense.

bottom of page