top of page

EICEL1920 - Do nascimento à idade actual
ou de como "o homem sonha, a obra nasce"! (2)

                                                    

 

 

                                        

                                             

 

A classificação do património como de interesse municipal foi, como dito acima, desde sempre um objetivo associativo. Objetivo não alcançado, vindo mesmo a ser indeferido, em 11/11/2011, o pedido de abertura do processo de classificação efetuado junto do Município, questão ainda pendente na justiça administrativa. Situação que, durante anos foi causa de desconforto no relacionamento entre os órgãos associativos e aquela entidade, e reveladora de alguma ambiguidade, porquanto, não obstante a manutenção do indeferimento da pretensão da Associação, o Município veio assumindo, através de declarações proferidas em público, como seu propósito, classificar o espaço.

O litígio judicial não foi razão para cruzar os braços, tendo-se encetado um conjunto de contactos com as diversas forças políticas representadas na Assembleia da República, contactos que resultaram quer no questionamento do Governo por algumas dessas forças sobre os propósitos para a Mina do Espadanal, quer, mais recentemente, na apresentação, na Assembleia da República, de um projeto de Resolução sobre a Classificação da Fábrica de Briquetes da Mina do Espadanal como Património de Interesse Público. Projeto que, em 2019, e após o apoio técnico da EICEL1920, foi aprovado, aguardando-se a respetiva execução.

Concomitantemente, continuou-se com a motivação das forças políticas locais que levaram o assunto à Assembleia Municipal.

A par das atividades de escopo local, a EICEL1920 vem, desde sempre, assumindo expressiva participação nas Jornadas Europeias do Património, registando também a sua presença e envolvimento nas Jornadas Internacionais "Memórias do Carvão”. No âmbito daquelas organizou em 2015 uma Exposição Fotográfica “Mineiros de Rio Maior”, em 2016 os “Encontros com o Património Mineiro”, em 2017, uma Visita Guiada ao Património Mineiro e Geológico do Concelho de Rio Maior, integrada no programa subordinado ao tema Património e Natureza. Ainda no âmbito destas jornadas, teve lugar, em 2018, uma conferência dedicada às Memórias de Rio Maior Antigo e, em 2019, uma outra, subordinada ao tema “Memórias e Musealização de Espaços Mineiros”.

A realização de exposições de cariz fotográfico e documental obteve ainda uma outra manifestação, agora em 2016, ano que contou, na sua sede, com a Exposição Interpretativa da História e do Património do Couto Mineiro do Espadanal apresentada ao público por ocasião da Comemoração do Centenário de que adiante falaremos. Esta exposição, pela qualidade histórico científica revelada virá, após, a deslocalizar-se, quer dentro da cidade de Rio Maior, quer para o exterior.

A vocação internacional do projeto revela-se ainda no reconhecimento da importância do património em salvaguarda pela Fundação DOCOMOMO Ibérico. Na verdade, em 2014, esta entidade aprovou a incorporação do conjunto edificado composto pela antiga fábrica de briquetes e plano inclinado de extração da Mina do Espadanal no seu registo, o que é o resultado da proposta apresentada pela EICEL1920 durante o ano anterior.

Esta propensão para a internacionalização vem, em 2019, a encontrar expressão na aprovação, pela Comissão Nacional da UNESCO, da constituição de um Clube UNESCO em Rio Maior, no âmbito do Museu Mineiro a instalar na fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Partindo de candidatura fundamentada na tese “Couto Mineiro do Espadanal (Rio Maior), História, Património, Identidade”, e no trabalho cívico realizado pela EICEL1920 logrou-se, então, obter resposta positiva, o que levou à assinatura, naquele ano, de um protocolo entre a Associação e aquela Comissão, de constituição do Clube UNESCO Para o Património Cultural, em Rio Maior. A assinatura teve lugar na Biblioteca Municipal, em cerimónia para o efeito organizada, contando com um momento musical a cargo do grupo coral da Associação Cultural do Concelho de Rio Maior, CantoRio.

Em 2015 decidiu-se lançar uma publicação periódica digital, tendo-se recuperado o mais antigo título da imprensa regional – O Riomaiorense- que assim se vê convertido em órgão de informação especializada tendo por escopo a promoção dos valores do património histórico e cultural do concelho de Rio Maior. Desde então foram já apresentados quatro números da atual série – a 11ª-, cada um deles dedicado a uma específica temática, a saber:

-O Património Mineiro I (2015)

-O Património Mineiro II (2016)

-125 Anos de O Riomaiorense (2017)

-O Centro Histórico de Rio Maior (2018).

 

Em elaboração está um número duplo, dedicado à Comemoração da dupla efeméride do centenário da constituição da Empresa Industrial, Carbonífera e Electrotécnica, Limitada (EICEL) e do décimo aniversário da EICEL1920, Associação para a Defesa do Património (2019-2020).

 

Associado a este projeto, também o da criação de um Arquivo Digital através do qual serão disponibilizadas, gradualmente, as antigas edições de O Riomaiorense, atividade que conta com a colaboração quer de antigos diretores, quer do anterior proprietário do título, quer, ainda, da Biblioteca Municipal.


(Continua na página seguinte)

Figura 6.jpg

Figura 6 - Jornadas Internacionais "Memórias do Carvão", Visita à Mina da Bezerra com  antigos Mineiros de Rio Maior e do Lena, 13 de Setembro de 2014. © Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, Arquivo EICEL1920.

Figura 7 - Jornadas Europeias do Património 2017.

Figura 7 - Jornadas Europeias do Património 2017. Visita ao património Geológico e Mineiro, 23 de Setembro de 2017. © Mariana Ribeiro, Arquivo EICEL1920.

Figura 8 - Exposição "História do Couto Mineiro do Espadanal, 1916-1969".

Figura 8 - Exposição "História do Couto Mineiro do Espadnal, 1916-1969", Arquitecto Nuno Rocha, Galeria Municipal de Rio Maior, 21 de Julho a 23 de Setembro de 2016.
© Região de Rio Maior, Arquivo EICEL1920.

Figura 9 - Jornadas Europeias do Património 2019.

Figura 9 - Conferência “Memórias e Musealização de Espaços Mineiros”, Prof. Dr. José Manuel Brandão, Jornadas Europeias do Património, 28 de Setembro de 2019. © Arquivo EICEL1920.

Figura 9 - Clube UNESCO para o Património Cultural.

Figura 9 - Cerimónia de Assinatura do protocolo de constituição do Clube UNESCO para o Património Cultural, Rio Maior 23 de Novembro de 2019. © Fotografia por Paulo Araújo, Arquivo EICEL1920.

bottom of page