top of page

Os HENRIQUES DE CARVALHO de Rio Maior
 

                                                    

 

                


VI       FRANCISCO HENRIQUES DE CARVALHO

Nasceu em Rio Maior  a 29.5.1823 e foi baptizado na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 9.7.1823. Foi padrinho o Rev. Beneficiado Victor António da Silva e madrinha Maria Rita que passou procuração a José Henriques de Carvalho. Faleceu na Rua Serpa Pinto, em Rio Maior, a 5.4.1907, e foi sepultado no cemitério público. Fez testamento.

No final da década de noventa do século XIX, Fancisco Henriques de Carvalho empregou como marçano num estabelecimento comercial que possuía na Rua Direita, em Rio Maior, um jovem oriúndo de uma família pobre, natural de Alfeizerão, terra natal da sua esposa. A honestidade e competência deste jovem, de nome António Custódio dos Santos (1885-1972), granjeou a confiança de Francisco Henriques de Carvalho que lhe deu sociedade em 1904, constituindo-se a firma: Francisco Henriques de Carvalho & Santos. António Custódio dos Santos viria a ser uma personagem fundamental na história política e económica de Rio Maior no século XX (Ver: SANTOS).

Casou na Igreja de S. João de Alfeizerão, Alcobaça, a 8.2.1869, com Maria Gertrudes Baptista Henriques, nascida em Alfeizerão, Alcobaça, filha de João Baptista Henriques e de Gertrudes Maria Baptista, neta paterna de João Baptista Viegas Neto e de Maria Gertrudes Henriques, e neta materna de Joaquim Tomé e de Maria Pereira. Foram testemunhas António Henriques de Carvalho, solteiro, proprietário, morador na cidade de Coimbra e Henrique Cranford, casado, cirurgião, morador na vila de S. Martinho.

Residentes em Rio Maior.

Filhos:

1 (VII) João

Nasceu na vila de Rio Maior a 11.7.1870 e foi baptizado na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 17.8.1870. Foi padrinho João Baptista Henriques, avô materno, morador em Alfeizerão, Alcobaça, e madrinha Nossa Senhora do Rosário, com cuja insignia tocou Joaquim Machado Henriques de Carvalho, solteiro, tio paterno do baptizado. S.m.n.

2 (VII) Idalina Henriques de Carvalho

Nasceu na vila de Rio Maior a 7.6.1872 e foi baptizada na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 17.7.1872. Foi padrinho José Henriques de Carvalho, proprietário, solteiro, tio paterno da baptizada, e madrinha Nossa Senhora das Dores, com cuja insignia tocou Dona Maria Carlota Osório, solteira, natural da vila de Celorico da Beira e moradora na cidade de Lisboa, na Calçada de Santana número 153, 1.o andar. Faleceu em Rio Maior a 9.5.1958.

Casou na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 21.7.1897, com o seu primo em quarto grau de consanguinidade Francisco Inácio Regalo, nascido na vila de Rio Maior a 10.10.1872, e falecido na freguesia de S. João, Lisboa, a 21.2.1965, filho de Francisco Inácio Regalo, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, e de Eufrásia da Encarnação, neto paterno de Francisco Inácio Regalo e de Maria do Sacramento, e neto materno de Joaquim Machado Franco e de Ana Clementina.

Filhos:

1 (VIII) Celeste Henriques de Carvalho Regalo

Nasceu na vila de Rio Maior a 28.7.1898, e foi baptizada na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 21.9.1898. Foi padrinho Francisco Henriques de Carvalho, casado, proprietário, avô materno da baptizada, e madrinha Dona Maria Gertrudes Baptista Henriques, avó materna, moradores na Vila de Rio Maior. Faleceu na vila de Rio Maior, a 6.1.1940.

Casou na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 28.10.1895, com o seu primo em segundo grau de consanguinidade Amílcar Regalo Corrêa, nascido na vila de Rio Maior a 12.9.1895 e falecido na freguesia de Santo Estêvão, Lisboa, a 8.6.1947, filho de Manuel Joaquim Corrêa, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, e de Ignésia da Encargação Regalo, neto paterno de José Joaquim Corrêa e de Guilhermina Augusta da Conceição, e neto materno de Francisco Inácio Regalo e de Eufrásia da Encarnação (Ver: REGALO)

Residentes na Rua Serpa Pinto, em Rio Maior.

2 (VIII) Hortense Henriques de Carvalho Regalo

Nasceu na vila de Rio Maior a 31.5.1907, e foi baptizada na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 13.11.1907. Foi padrinho Francisco Henriques de Carvalho, solteiro, estudante, e madrinha Isaura Henriques de Carvalho, solteira, tios maternos da baptizada. Faleceu na freguesia de S. João, Lisboa, a 17.1.1983.

3 (VII) Francisco Henriques de Carvalho Júnior

Nasceu na vila de Rio Maior a 24.12.1874 e foi baptizado na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 3.3.1875. Foi padrinho Joaquim Machado Henriques de Carvalho, casado, tio paterno do baptizado, e madrinha Nossa Senhora das Dores, com cuja Prenda tocou João Baptista Henriques, casado e morador em Alfeizerão, avô materno do baptizado. Faleceu em Pau, França, a 17.9.1915. Profissão: Médico.

Estudou Medicina na Escola Médica de Lisboa, iniciando o curso em 1896. Interrompeu os estudos ao final do primeiro ano e empregou-se na Junta do Crédito Público, em 1905. Instado por amigos e familiares, retomou o estudo da Medicina, obtendo altas classificações. Especializou-se em oftalmologia e medicina tropical.

4 (VII) Isaura Henriques de Carvalho

Nasceu na vila de Rio Maior a 21.4.1885 e foi baptizada na Igreja de N.a S.a da Conceição de Rio Maior, a 29.8.1885. Foi padrinho António Henriques de Carvalho, casado, proprietário, tio paterno, que passou procuração a Henrique Pereira Crawford Rodrigues, solteiro, empregado no comércio, e madrinha Idalina Henriques de Carvalho, solteira, irmã da baptizada. Faleceu a 4.1.1954.

Francisco Henriques de Carvalho_a.jpg

Figura 9 - Francisco Henriques de Carvalho Júnior, 1907. © Arquivo do jornal O Riomaiorense.

bottom of page