top of page

Luís Falcão Mena . O Homem e a Obra (2)

 

 

 

 

 

Sob a iniciativa de Luís Falcão Mena, a EICEL investiu, pela primeira vez, na melhoria das condições de trabalho dos funcionários da Empresa: foi construído um posto médico devidamente equipado (figura 4), adaptou-se uma parte dos telheiros existentes no Espadanal para refeitório, ergueram-se nove casas de madeira para vigilantes e capatazes e foi criada uma escola para funcionários e filhos, fazendo face à impossibilidade de admissão de novos alunos na escola oficial da Vila (4).

Na sequência das graves dificuldades assistenciais geradas pelo afluxo de cerca de 1500 pessoas a vila de Rio Maior, entre funcionários admitidos à exploração mineira e respectivas famílias, Falcão Mena desenvolveu uma colaboração activa com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, promovendo a construção de um Pavilhão de Isolamento no Hospital daquela instituição, com projecto executado pelos serviços técnicos da EICEL (5).

Num contexto de racionamento, durante a II Guerra Mundial, a EICEL forneceu produtos alimentares aos funcionários, em armazém próprio. No pós-guerra este abastecimento foi regulado em definitivo com a constituição da Cooperativa do Pessoal da EICEL, em Março de 1948, da qual Falcão Mena foi promotor e sócio fundador. A Cooperativa foi instalada em edifício alugado pela EICEL na Rua 5 de Outubro, em Rio Maior (6).

 

Em resposta à inexistência de instituições de apoio à natalidade no concelho de Rio Maior, a EICEL promoveu a criação de um Centro de Assistência Infantil (CAIRM) que serviu toda a comunidade riomaiorense. O CAIRM, instalado em anexo construído para o efeito na sede da Casa do Povo de Rio Maior, foi inaugurado no dia 16 de Maio de 1948, com a presença do Ministro do Interior, Eng. Cancela de Abreu (7). Luís Falcão Mena foi eleito Presidente da Direcção da nova instituição de assistência. A Acção Social de Luís Falcão Mena foi reconhecida pelas entidades locais, com a nomeação, em Novembro do mesmo ano, para as funções de Presidente da Comissão Municipal de Assistência em substituição de João Afonso Calado da Maia, que fixara entretanto residência no concelho da Batalha por motivos profissionais (8). Falcão Mena exerceu este cargo não remunerado até Fevereiro de 1952, data em que devido a indisponibilidade de tempo foi substituído por Alexandre Laureano Santos.

 

A EICEL e as entidades locais promoveram durante este período a criação de estruturas associativas através das quais foi dinamizada a actividade cultural e desportiva dos riomaiorenses. Luís Falcão Mena apoiou a constituição, em 1945, do Clube de Futebol “Os Mineiros”, exercendo em diversas ocasiões a Presidência da Mesa da Assembleia-Geral desta colectividade. A 20 de Abril de 1947, Falcão Mena presidiu à cerimónia de inauguração da nova sede do clube, na Rua Dr. Oliveira Salazar, actual Rua Dr. Francisco Barbosa, na qual os associados desenvolveriam a sua actividade até à década de setenta (9).

O interesse de Luís Falcão Mena e dos técnicos superiores da EICEL pela prática desportiva estendeu-se à participação em encontros de futebol de amadores, como foi exemplo a organização de uma equipa para defrontar, a 22 de Março de 1945, um agrupamento constituído por sócios da Assembleia Riomaiorense, com arbitragem do Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Vieira, e animada confraternização entre os jogadores (figura 5) (11).

O contributo cívico de Falcão Mena para a resolução das dificuldades e aspirações da comunidade riomaiorense durante a década de quarenta ficou ainda marcado pela sua participação, em representação da EICEL, em reuniões realizadas para promover a extensão da via-férrea Rio Maior - Vale de Santarém à linha do Oeste e a sua colocação ao serviço das populações, nas quais marcaram presença, entre outros, os Deputados à Assembleia Nacional pelo círculo de Leiria, o Governador Civil de Leiria e representações alargadas dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Rio Maior (10).

 

 

 

(4)

MENA, L.F. – Relatório referente às actividades do Couto Mineiro do Espadanal no ano de 1945. Rio Maior, 31 de Janeiro de 1946. 6p + 1 peça desenhada. AHMIN, LNEG.

(5)

“Vai ser construído um pavilhão de isolamento no Hospital da Misericórdia”. In Concelho de Rio Maior n.º 166, de 15 de Junho de 1945.

Figura 4 - Posto Médico na Secção do Espadanal, Janeiro de 1946. © Colecção Luís Falcão Mena, Arquivo EICEL1920.

(6)

“Cooperativa do Pessoal da EICEL”. In Concelho de Rio Maior nº224, de 15 de Abril de 1948.

(7)

“A inauguração do lactário”. In Concelho de Rio Maior nº225, de 15 de Maio de 1948.

(8)

“Comissão Municipal de Assistência”. In Concelho de Rio Maior nº232, de 15 de Setembro de 1948.

(9)

“Clube de Futebol Os Mineiros”. In Concelho de Rio Maior nº205, de 1 de Maio de 1947.

Figura 5 - Partida de futebol entre técnicos da EICEL e sócios da Assembleia Riomaiorense. Cumprimentos entre os capitães de equipa, Francisco Calisto e Luís Falcão Mena, 22 de Março de 1945. © Colecção Luís Falcão Mena, Arquivo EICEL1920.

(10)

“Uma importante reunião para tratar da conclusão da linha-férrea de Rio Maior”. In Concelho de Rio Maior nº223, de 1 de Abril de 1948.

bottom of page